terça-feira, 13 de junho de 2023

Sombra de Sólidos II e III

 


No 2. ° período do 11. ° ano, em Geometria Descritiva, é lecionado o método de representação de Sombras. Porém, apenas representamos sombras de sólidos simples com bases paralelas aos planos frontal, horizontal ou de perfil. Com o propósito de aprofundar este tema, tivemos a curiosidade de pesquisar e executar um trabalho que demonstrasse o processo de realização da sombra própria e projetadas de Sólidos II e III.

Escolhemos para esta demonstração, os seguintes sólidos: Um cilindro com base de topo, um cone com base vertical, uma pirâmide e cilindro com bases oblíquas, um prisma com bases de rampa e um cone com base passante.

A maior dificuldade consistiu em descobrir as geratrizes de contorno aparente dos sólidos de base circular, pois é necessário usar uma reta auxiliar que contém o nosso ponto de vista, ou seja, retas verticais e retas de topo, que correspondem, respetivamente, ao nosso ponto de vista horizontal e frontal. Quanto à sombra, é apenas preciso seguir o método geral, recorrendo também a conhecimentos adquiridos durante 10º ano.

Esperamos que este trabalho prático vos resolva algumas dúvidas. Confiram o PowerPoint aqui e o guião aqui.

Maria Inês Cravinho e Matilde Furtado 11ºE

Sem comentários: