quarta-feira, 15 de abril de 2015

Secções

O meu trabalho consiste em encontrar a secção e a sua verdadeira grandeza, provocada por um plano oblíquo  num cubo. 





Escolhi este exercício porque era difícil visualizar como o cubo se encontrava no espaço através do desenho. 



Após resolver o exercício com a ajuda das maquetas, conseguimos perceber onde os pontos, os planos e a figura se encontram no espaço.



O enunciado dá as seguintes instruções:

Determine as projeções e a verdadeira grandeza da figura da secção produzida pelo plano obliquo α num cubo situado no 1.º diedro, sabendo que:
- a face [ABCD] do sólido está contida no plano frontal de projeção;
- os pontos A (0;0;7) e B (-6;0;7) são extremos da aresta de maior cota dessa face;
- o plano α contém o vértice A e os seus traços horizontal e frontal fazem, respectivamente, ângulos de 40º (a.d.) e 60º (a.d.) com o eixo x.

Resolução:
Após inserir os dados, passa-se um plano de nivel nos pontos A e B, e com a sua medida de segmento (6cm) faz-se outro plano de nivel, para que o quadrado seja de 6 cm.
Sabendo que o quadrado está contido no plano frontal de projeção e mede 6 cm, passamos um plano de frente com 6 de afastamento, e depois traçamos as linhas de chamada para os seus repetivos lugares, tendo em conta a sua localização no espaço.
Com o plano obliquo traçado, aproveitamos os planos de nível para passar retas de intersecção de nível e para encontrar os pontos nas respetivas arestas na projeção horizontal.
O mesmo processo é feito ao aproveitar o plano de frente, definindo a reta de intersecção de frente para encontrar o ultimo ponto.
Após encontrar todos os pontos, escolhe-se uma charneira. Neste caso escolhi o hα como charneira e rebati os pontos F e A (porque funciona como traço) para encontrar o fα rebatido. Rebate-se as retas de nível paralelas a hαr e intersectando pelos seus respetivos pontos (Fr e Ar) e a reta de frente paralela a fαr, intersectando o Hr.

Beatriz Cordeiro, 11ºH

Sem comentários: