quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sombra de um Sólido Truncado

Através de uma ficha de trabalho dada pelo professor, que consiste em achar as projecções de um sólido resultante de uma secção, tive a ideia de, a partir do sólido resultante da secção, juntar mais um ponto ao exercício que consiste em achar a sombra projectada.

Exercício:
·        Determina as projecções do sólido resultante e a verdadeira grandeza da secção que o plano oblíquo α provoca na pirâmide pentagonal regular situada no primeiro diedro.
 Dados:
·         Os traços do plano secante fazem, ambos, ângulos de 55° (a.d.) e são concorrentes num ponto com 8cm de abcissa;
·        A base da pirâmide está inscrita numa circunferência com 10cm de diâmetro;
·        A aresta lateral do sólido, situada mais à esquerda, é paralela ao plano frontal de projecção;
·        O eixo do sólido está definido pelos pontos O (0;6;6) e V (0;6;0), respectivamente, centro da base e vértice da pirâmide;
·        A secção está visível nas duas projecções.



Dado que foi acrescentado:
·        Determine também a sombra projectada do solido resultante da secção com a utilização de um foco luminoso de coordenadas (11;8;13).




Depois de determinada a secção passamos o raio luminoso do foco pelo vértice, e achamos a intersecção do raio luminoso com o plano da base: o ponto  Ί. Com este ponto achamos as tangentes do solido, através dos pontos extremos H1 e G1. De seguida achamos a sombra de todos os pontos do solido truncado sendo que eles se projectam no plano frontal de projecção à excepção do vértice e do ponto I pois a sombra projecta-se no plano horizontal.
Visto que nem todos os pontos se projectam no mesmo plano de projecção, é necessário achar os pontos de quebra existentes e que para tal é necessário achar a sombra virtual de V. De seguida unimos Vv2 ao extremos Gs2 e Hs2 e quando as retas intersectarem o eixo de ( X ) temos o ponto de quebra. Assim só falta unir todos os pontos, e preencher a nossa sombra.



Daniela Cabral, 11º F

Sem comentários: