segunda-feira, 22 de abril de 2019

Kit de Apoio ao aluno de geometria

Para ser honesta, ter pensado em fazer um trabalho e não ser de todo uma boa aluna em geometria meteu-me em stress, mas depois tive uma ideia uma ideia! Devia fazer um trabalho em que eu também pudesse aprender. E com isto tive a ideia de criar algo que ajudasse os alunos com dificuldades como eu, e que também facilitasse a aprendizagem desta disciplina.





Mas eu tinha um grande obstáculo à minha frente; como é que vou fazer um trabalho destes se eu nem sou boa aluna nisto? Então eu decidi juntar as minhas habilidades manuais que aprendi em artes e juntar o bom ao mau.
Depois de muitas ideias e trabalho eu inventei um kit de apoio ao aluno de geometria. Fiz este kit com materiais reciclados e leves, para que seja fácil de transportar para as aulas.



Ao olhar para ele pode ser complicado de perceber como se usa, então eu decidi criar um manual de instruções que vem dentro do envelope na parte debaixo do kit.





Para abrir o kit basta abrir as fitas cinzentas e separar os planos, de seguida retira-se o fio de montagem de planos. 
Na parte do plano frontal retiramos o suporte e utilizamos os ímanes para segurar no lugar desejado, ou seja podemos utilizar os planos em qualquer lugar devido aos ímanes que existem.





No envelope podemos encontrar folhas de acetato, e utilizar estas para a elaboração de exercícios e montagem de planos. Nesta montagem de planos utilizamos um fio com umas argolas de metal que também se encontra na parte de trás do plano frontal e usamos este para prender nas fissuras do acetato, e depois é só ajustar a um dos ímanes disponíveis.

No kit também podem encontrar sólidos, como são feitos de eva, que é uma esponja leve, têm fácil aderência no acetato. Também podem criar sólidos com as folhas de eva que estão dentro do envelope.

Quando terminarem o exercício utilizando o kit, temos o mesmo em modo 3D, mas a partir da projeção frontal e horizontal que estão desenhadas nas folhas de acetato, podemos retirar estas do kit e projetar em 2D utilizando um retroprojetor.

Hoje eu tomei a liberdade de fazer um exercício no kit e resolver uma das piores dificuldades dos alunos, as visibilidades e invisibilidades.

Nicole Correia, 11ºE

Sem comentários: